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Como fechar minha empresa por causa do COVID19 e não perder valor da minha marca.

Precisei fechar! E agora, como manter a imagem da minha marca em tempos de COVID-19? Como fechar minha empresa por causa do COVID19 e não perder valor de minha marca?

Você consegue mensurar os reflexos dessa crise sobre a imagem da sua marca?

Talvez você esteja preocupado em sobreviver a ela, ou infelizmente a sua preocupação e a de outros tantos empresários agora seja: “Precisei fechar, como vou manter a imagem da minha marca?”.

É bom que saiba, você não está sozinho! Portanto, hoje o texto é para você empresário que se encontra nesta situação.

 

Fonte: Loft – Março/2020

 

Agora, se não for este o seu caso, é essencial que considere trabalhar a imagem da sua marca o quanto antes. Se tem uma coisa que podemos afirmar é que as crises acontecem. Por outro lado o problema é que elas não chegam com data marcada.

Por exemplo do que falamos acima é a que estamos vivenciando hoje, com o CORONAVÍRUS. Nossa única certeza é que não passaremos por ele sem mudanças.

É hora de fechar? O que fazer com a sua marca diante de um cenário de crises?

Posicionamento já!

Decidiu que chegou a hora de fechar? Como resultado você precisa saber como comunicar isso aos seus clientes e colaboradores neste momento de crise.

Em primeiro lugar, é fundamental traçar estratégias relevantes na comunicação para gerar o menor impacto possível na sua marca. Afinal, o que você menos precisa nesse momento é enfrentar mais uma crise!

Da mesma forma nós sabemos o quanto que é difícil construir a imagem de uma marca, ainda mais em um cenário de crise. Portanto, considere este o seu momento de olhar para ela. Enxergue isso como uma despedida. Depois disso, talvez desta análise surja uma oportunidade de negócios futura.

Pense, qual imagem deseja deixar para os seus consumidores e funcionários? E como deseja ser lembrado por eles? Enquanto isso, com reflexão em mente defina quais esforços são necessários para alcançar esse objetivo.

“Posicionamento não é necessariamente o que a minha marca está gritando para o mercado, mas sim aquele conjunto de esforços estratégicos que uma marca adota para construir relevância na mente dos seus consumidores.” (Endeavor, 2015)

 

Desenhe cenários

Agora que você já definiu como prosseguir, chegou a hora de desenhar os cenários.

A principal função aqui é analisar o contexto em que a sua marca está inserida e identificar o que pode ocorrer futuramente. Com isso em mente você poderá traçar ações para gerar o menor impacto possível. Esse é um processo simples e bastante aplicável.

  • Em primeiro lugar, utilize fatores que são comuns ao dia a dia do seu negócio. Análise os cenários internos e externos do seu negócio.
  • Em segundo lugar, considere os cenários otimistas, realistas e pessimistas.
  • Além disso, desenvolva ações e formas para comunicar com o seu público diante de cada um deles. Considere desde situações mais otimistas como: meus funcionários e clientes desejam que a marca continue atendendo sem loja física. Até o cenário mais pessimista, do tipo: precisei fechar e estou enfrentando uma briga na justiça.

A dica aqui é aplicar a velha e boa SWOT:

A verdade traz resultados

Tenha uma comunicação aberta! Sua marca trabalha e se relaciona com pessoas. Por isso, em cenários como esse do CORONAVÍRUS, você também deve comunicar para elas.

Fale diretamente com os afetados pelo fechamento do seu negócio. Seja sincero com os seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Em tempos onde a informação circula tão rapidamente, a saída como menor impacto para o seu negócio é a verdade. Assuma a responsabilidade e mostre que você se importa com elas e com o momento que todos estão vivendo. Aproveite a crise para criar uma boa lembrança de marca e gerar experiência para o seu público.

“Em um estudo que avaliou o sentimento global do consumidor em relação à pandemia do novo coronavírus, a Kantar descobriu que 77% dos entrevistados esperam que as marcas sejam úteis no que se tornou “a nova vida cotidiana”. (Meio&Mensagem)

Mantenha a sua equipe alinhada

Em tempos de crise o que todos esperam são informações seguras. E o que não pode acontecer de forma alguma, é ruído na sua comunicação. Por isso, mantenha a sua equipe alinhada quanto as estratégias:

  • Defina qual a melhor maneira para comunicar a equipe diante dos cenários anteriormente desenhados.
  • Informe qual o posicionamento da empresa.
  • Alinhe uma mensagem a ser transmitida e oriente a sua equipe sobre os principais pontos que devem ser repassados. Todos devem “falar a mesma língua”.
  • Atualize a sua equipe no caso de surgirem novas informações.

Aplique uma boa gestão de crises

Como fazer? Já falamos aqui no blog sobre “Os 5 Estágios de Gestão de Crise”. É hora de fechar, mas nunca é tarde para começar a aplicar o que aprendeu. Além de saber como atuar na crise, o ideal é que você esteja preparado para quando ela chegar.

Por isso, se você ainda não criou ou ouviu falar sobre o Manual de crises, você deve começar a pesquisar sobre o assunto.

De forma simplificada, um bom Manual de Crises deve trazer diretrizes para tomada de decisões diante de diversos cenários de crise que podem afetar o seu negócio. Ele deve conter ações como:

  1. Definição de Problema.
  2. Levantamento informações relevantes.
  3. Centralização da comunicação (Diferente da orientação do tópico anterior, aqui você deve definir quem será o porta voz da sua empresa).
  4. Transmita informações frequentes e atualizadas para o público interno e externo.
  5. Defina suas estratégias de mídia.
  6. Pense como um jornalista.
  7. Fale com quem realmente importa e foi afetado pela situação.
  8. Mantenha uma rotina normal de trabalho.

Podemos falar deste tópico com mais profundidade em um outro momento. Resumindo, agora, o que você precisa ter em mente é aplicar as ações aprendidas aqui sobre as decisões futuras e imediatas que envolvem a sua marca. Lembre-se quanto mais cedo começar, menores serão os impactos sofridos por ela.

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Referências:

https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/03/26/consumidores-esperam-que-as-marcas-sejam-uteis-durante-pandemia.html

Gestão de Crises: 8 passos para o plano de contingência

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