Quais são os canais básicos de venda da sua empresa hoje? Neste cenário de Crise, mesmo com as portas fechadas precisamos rever como está sendo posicionada a empresa no meio digital. Pois não é hora de manter-se paralizado.
O seu negócio possui um canal de venda online? Um canal de venda não é nada mais do que o meio por onde os produtos e serviços da sua empresa são comercializados, seja online ou offline. Ainda hoje, muitas pequenas e médias empresas acreditam que seu modelo de negócio não funcionaria em canais de venda online e focam todos os seus esforços de venda em lojas físicas e pontos de venda.
Infelizmente, a pandemia do coronavírus (Covid-19) será devastadora para empresas que não se prepararam para oferecer seus produtos e serviços em canais de venda online e o seu fechamento para conter coronavírus causará inúmeros prejuízos. Mas ainda ha tempo de você salvar a sua empresa ou de se reinventar.
Como escolher o melhor canal de venda online para meu negócio
Existem várias opções de canais de venda online disponíveis, sua empresa poderá optar por vários deles. Mas antes de expandir para qualquer canal de venda novo é preciso conhecer a capacidade da sua equipe comercial de atender e gerenciar a demanda que surgirá.
Além disso, não será a quantidade de canais que gerará mais resultados e faturamento para sua empresa e sim uma estratégia bem planejada e estruturada nos canais de venda adequados para o seu negócio.
Para escolher um bom canal de venda, leve em consideração dois fatores principais:
- Seu público: conhecer o público-alvo da sua empresa é fundamental para identificar quais canais de venda e ações terão maior alcance e impacto em potenciais compradores.
- Seu produto ou serviço: entender o que pode e não pode ser comercializado online é importante. Também é essencial avaliar se os canais de venda online irão gerar bons resultados para sua empresa ou se serão apenas um custo adicional.
Os 3 principais canais de venda online
Você já sabe os principais fatores que deve levar em conta na hora escolher um canal online para seu negócio. Vejamos alguns dos principais canais disponíveis:
Google Ads
O Google Ads é uma estratégia de marketing digital para posicionar sua empresa nos resultados de busca do Google. Aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do Google é fundamental para impactar potenciais consumidores que querem comprar o seu produto ou serviço e pesquisam por ele.
Utilizando essa estratégia a sua empresa poderá comprar palavras-chave (termos pesquisados pelos consumidores). Por exemplo “ração para cachorro” ao cliente pesquisar, você pode aparecer nos primeiros resultados da busca realizada pelo consumidor.
E-commerce
O e-commerce ou comércio eletrônico, consiste na criação de uma loja virtual própria para sua empresa. Em sua loja online os consumidores poderão adquirir qualquer um de seus produtos ou serviços
Existem diversas ferramentas que permitem automatizar o processo de vendas do seu e-commerce, reduzindo o tempo de uma venda e trabalho necessário. Essas ferramentas podem realizar a integração do estoque físico com o digital, gerar pedidos, processar pagamentos, gerar etiquetas de envios, entre outras funções.
Acima de tudo, assim como uma loja física, a loja virtual precisa de investimento em divulgação. Esse investimento é para que seu cliente chegue até ela. Lojas consolidadas como a Americanas e Submarino, têm milhões de visitas mensais e mesmo assim continuam investindo pesado em divulgação. Para uma loja nova esse tipo de investimento é indispensável.
Uma dica importante! Quanto mais segmentando o seu nicho de mercado, maiores serão as chances de crescimento de sua loja virtual se houver um médio/alto investimento. Competir com as lojas consolidadas é possível, mas exigiria altíssimos investimentos em divulgação.
Redes Sociais
Provavelmente um dos canais de venda mais acessíveis e com potencial de gerar grandes resultados. As redes sociais deixaram de ser um espaço reservado somente ao relacionamento entre amigos e conhecidos. Hoje as duas principais redes sociais do mundo, Facebook e Instagram, oferecem ótimas opções para empresas.
Você pode criar perfis comerciais para o seu negócio e interagir diretamente com seu público e consumidores. Além, claro, de divulgar seus produtos, inclusive com a opção de mostrar valores de cada produto nas fotos deles. Basta um clique na foto do produto e seu comprador é direcionado para a página de vendas do produto. Essa facilidade. torna a experiência de compra mais amigável e fácil.
Sua empresa ainda pode potencializar os resultados investindo em anúncios patrocinados dentro das redes sociais. Dessa forma faz com que potenciais clientes que não seguem o seu perfil comercial sejam impactados por suas ações. Isso fortalece tanto a sua forma de divulgação e marketing, quanto para reforço e lembrança de marca.
O que fazer agora?
A sua empresa tem diversas opções de canais de venda disponíveis. Apresentamos somente 3 canais de venda online e acreditamos que eles possuem grande potencial para a maioria dos negócios. O mais importante agora é entender seu público, produto e estudar quais canais são adequados a eles.
Feito isso comece a implementar os canais escolhidos gradualmente, testando as ações implementadas e reunindo as métricas de resultados para mensurar que tipo de ação gerou mais resultados. Também, é interessante combinar vários de canais de venda, desde que isso não prejudique a qualidade do atendimento.
Certamente, muitas empresas tentam estar em todos canais de vendas ao mesmo tempo, mas não conseguem dar atenção necessária a cada um deles e muitos consumidores não são atendidos adequadamente.
Quais canais sua empresa utiliza hoje? Vai implementar algum dos canais de venda da lista? Compartilhe nos comentários! E entenda o que você, empresário, pode fazer nessa crise de coronavírus nesse outro post.