WordPress, passo a passo para entrar no mundo do marketing digital

Detrey 1906 editado

WordPress, passo a passo para entrar no mundo do marketing digital

Pensando em ampliar suas estratégias e avançar para o meio digital? Conheça mais sobre o WordPress, uma das ferramentas mais utilizadas (abocanha a impressionante fatia de 59,1% do mercado de CMS) e  essencial para criação de sites, blogs e e-commerces. Leia o texto e saiba mais.


WordPress – O Primeiro Passo no Meio Digital

A plataforma  possibilita o gerenciamento de conteúdo de sites, blogs, e-commerces, portais de notícia,  áreas, membros e outro tipo de página,  através do CMS ou Content Management System — em português, sistema de gerenciamento de conteúdo. A intenção ao utilizar o CMS é facilitar a criação e a edição de conteúdo para os novos membros do meio digital, a ideia é fazer com que um produtor de conteúdo sem conhecimento em códigos possa, de forma simples e intuitiva, crie textos, insira imagens e vídeos, elabore formulários, mexa no layout do site, entre outras funções.

O wordPress possui duas versões disponíveis para usuários: a plataforma WordPress.com e o WordPress.org. A WordPress.com  oferece um serviço de hospedagem gratuita para blogs e sites com o uso do software do WordPress. Já a WordPress.org, é um site em que você pode baixar gratuitamente o código fonte da plataforma e instalar em um outro servidor e domínio.

Falaremos então sobre a primeira versão! Entre suas funções é importante destacar: 
– Adicionar, programar e editar posts para o site ou blog como se estivesse escrevendo no Word, por exemplo;
– Inserir e editar arquivos de mídia, como imagens, vídeos e áudios;
– Criar novas páginas, menus, categorias e tags para o site;
– Moderar os comentários dos visitantes;
– Acompanhar dados básicos de acesso;
– Editar a aparência do site (mexer com o layout);
– Gerenciar os níveis de permissão para os administradores da página;
– Criar, adicionar, editar e excluir plugins e extensões;

– Exportar e importar dados do site ou blog.

Por que  utilizar o WordPress.com?

 

Não por acaso esta versão da plataforma é uma das mais utilizadas no mundo, são inúmeras as suas vantagens, veja a seguir:

 

1. Não é necessário dominar códigos de programação:

De uso intuitivo, você dificilmente terá que dominar códigos de programação. Na hora de editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo por meio de botões que o editor da plataforma indica.

2. Instalação de 5 e 10 minutos:
Um dos detalhes mais enaltecidos no site da plataforma, sua famosa instalação entre 5 e 10 minutos é um dos diferenciais em relação aos concorrentes.

3. Plugins que ampliam a experiência:

O WordPress possui alta oferta de plugins e extensões, o objetivo é ampliar a experiência no site tanto para os visitantes quanto para os administradores.

4. Simplicidade para mudar o “visual”:

É possível trocar o template sem alterar o conteúdo, outro ponto que conta a favor da plataforma. Mesmo que você já tenha dezenas de blog posts postados no site, a mudança pode ser feita sem que nada seja perdido.

5. Pode ser acessada por dispositivos móveis:

Para facilitar o acesso ao usuários , o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma via dispositivos móveis. Assim se você tem um Smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress para gerenciar seu site na palma da mão.

6. Sistema de código aberto:

O fato de o código fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa possa editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins. Um exemplo claro desta vantagem, foi a tradução da plataforma para o português.

7. Atualizações que melhoram:

Desde a versão 0.70 até a 4.8 (lançada em junho de 2017), foram pouco mais de 30 atualizações que melhoraram a usabilidade do sistema e o tornaram mais seguro.

Como me conectar ao WordPress.com?
Agora que você já conhece as vantagens de se conectar ao WordPress.com, chegou a hora de entender como se conectar à plataforma. A seguir listamos um passo a passo:
PASSO  1. Acesse o site do WordPress e procure a opção “Sign Up”. Nela, você deve criar um nome de usuário, senha, informar um endereço de e-mail e, é claro, criar o endereço do seu blog.

Neste espaço você terá acesso a extensão do blog, caso queira registrar o domínio será necessário pagar 18 dólares por ano, para isso após preencher os campos clique em “Create Blog”.

PASSO 2. Crie seu perfil! Após o registro o WordPress enviará um e-mail de confirmação, sobre a etapa anterior, ao clicar no link de confirmação seu blog é ativado.

PASSO 3. Chegou a hora de personalizar seu blog e escolher o tema. Seis temas serão exibidos para que você possa escolher, não gostou de nenhum? Clique em ““Show More Themes” para ver outras opções, alguns serão pagos, mas você pode optar por uma versão de custo zero. Após a escolha você poderá visualizar como ficou seu blog.

PASSO 4. PARABÉNS! Seu blog está no ar! Mas como acessa-lo? O WordPress apresenta uma tela inicial para que você possa publicar seu primeiro post de forma simplificada. Para ter controle de todas as funções, você pode ir ao Painel de Controle (ou “Dashboard”). Todas as vezes que desejar acessar novamente, digite o seguintes endereço: nomedoblog.wordpress.com/wp-admin.

Com o blog no ar você precisa estar atento às publicações e otimiza-las. No meio digital é necessário se destacar e temos um artigo de SEO , onde falamos um pouco mais sobre algumas técnicas que podem te ajudar.

 

Ainda em dúvida sobre a plataforma WordPress? A Detrey Propaganda auxilia você nesta jornada, somos especialistas em marketing digital e otimização de conteúdo. Entre em contato pelo telefone, ligue (34) 3212 7128 / (34) 99148 2709 ou pelo e-mail atendimento@detrey.com.br

Divulgue esse artigo

Posts recentes

Sobre o autor