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Como criar um roteiro publicitário?

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Como criar um roteiro publicitário?

Alô, alô, roteiristas, editores e futuros redatores! Vocês tem certeza que sabem escrever um bom roteiro? Escrever bem, muitas vezes não quer dizer que seu texto será um sucesso e uma boa ideia representa mais de 95% do trabalho. Pensando nisso, desenvolvemos um “roteiro” nosso que pode ajudar você na construção do seu!  Separamos algumas dicas práticas e úteis que você pode utilizar na criação de textos para rádio, Tv, peças, campanhas ou até mesmo canal no Youtube.

A Ideia
Todo o conteúdo começa a partir de uma boa ideia
. Como já falamos acima, ela representa 95% do seu roteiro e necessita de atenção especial. Muito provavelmente você não irá pensar em algo apenas lendo sobre “como criar um roteiro”, sendo assim, pesquise sobre o assunto que deseja falar, alimente-se de conteúdo e a ideia virá.


O Planejamento
Agora que você já sabe sobre o que escrever,
nada de apenas sentar, ligar a câmera e começar a falar ou abrir um bloco de notas e começar a escrever. Tenha em mente metas e objetivos que pretende alcançar, com quem deseja falar e qual mensagem deseja transmitir para seu público. Seguir as perguntas abaixo talvez ajude você a se orientar:

– Para que?
– Para quem?
– Onde?
– Como?


Organize as Informações
Depois de expandir, é hora de organizar as informações por nichos: tudo que é cliente em um arquivo, tudo que é meio ambiente no outro, de pessoas em um terceiro e assim por diante.


Não Tenha Medo de Pensar “FORA DA CAIXINHA”!
Vídeos institucionais têm como padrão a locução impostada coberta por imagens. Com o tempo e a necessidade de prender a atenção do seu público, recomenda-se manter o dinamismo ao longo das cenas, conte uma história. Não tenha medo de pensar além do convencional, para ter ideias criativas, é necessário que o roteirista se envolva com ideias fora do padrão.


Formatação
Finalmente a ideia veio e seu roteiro ficou INCRÍVEL! Chegou a hora de buscar a aprovação do cliente. Não existe um padrão rígido para a construção de um roteiro, mas se deseja apresentar algo para ser aprovado, utilize uma formatação organizada e com riqueza de detalhes. Os  modelos mais utilizados são:

1. Básico –  Duas colunas. Uma para o que deseja colocar no vídeo e outra para o texto em áudio.
2. Master Scenes – Padrão clássico de roteiro para cinema, com cabeçalhos por cena. 
3. Dividido por sequências – Recomendado para roteiros com muitas cenas.


Seja Simples e Preciso!

Isso vale para todo texto que você escrever. Seja o mais simples possível. Esse é o único modo de fazer seu leitor te entender. E quando eu escrevo “leitor”, você pode ler “cliente/diretor de criação/pagador de salário”. Mas atenção, simplicidade não quer dizer que seu texto precisa ser “pobre” em conteúdo ou vocabulário.

Não Peque Pelo Excesso e Nem Pela Falta
Se escrever demais é ruim, escrever de menos pode ser pior ainda. O ideal é que o roteiro não seja nem detalhista, nem abstrato demais. Então, ache um meio termo. Descreva tudo que você considerar importante para passar a ideia que teve e coloque o que achar mais importante no roteiro.


Revise
Faça, refaça e se necessário faça de novo. Agora que você já desenvolveu todo o seu roteiro, não esqueça de revisar. Veja se a ideia é mesmo boa, inclua algo importante, tire algo desnecessário. Sempre dá pra melhorar, e isso serve pra tudo na sua vida!


Ainda em dúvida sobre como escrever um bom roteiro? Busque temas em que se sinta confortável para falar. Dicas e aconselhamento profissional são fundamentais, e aqui na Detrey, nós temos a equipe certa para ajudar você nesta fase. Somos especialistas em Comunicação e estamos prontos para te atender. Fale com a gente Ligue (34) 3212 7128 • 99148 2709

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