Proteção as marcas: Pode ou não pode nas Olímpiadas?

olimpiadas

Proteção as marcas: Pode ou não pode nas Olímpiadas?

Os Jogos Olímpicos já estão chegando, e é importante que você saiba o que pode ou não ser usado, quando se fala em Olimpíadas e como proteger a sua empresa.

Para nós do mundo da Publicidade vale a pena ficarmos atentos a cada detalhe importante para a chegada do RIO 2016. Afinal é um momento espetacular que acontecerá em nosso país. Então vale a pena aproveitar.

O movimento das Olimpíadas ainda mais acontecendo em nosso país gera sempre um alvoroço, são marcas querendo apresentar-se como apoiadoras, comerciantes querendo vender produtos personalizados, campanhas voltadas

para o seguimento olímpico, mas até onde trabalhar com a menção as Olimpíadas é certo ou errado?

Os organizadores do evento até criaram uma cartilha explicativa sobre o que pode ou não ser feito em relação a publicidade neste momento das olimpíadas. Vamos disponibilizar para vocês em um link logo abaixo.

Mas afinal, quando podemos falar sobre as olimpíadas e utilizar sua marca? 

As Olimpíadas possui uma das marcas mais caras do mundo valendo mais de 47 milhões de dólares. A marca das Olimpíadas bem como seus arcos, Olimpíadas 2016 e mascotes só poderá ser utilizados em fins editoriais ou jornalísticos, manifestações populares e cultural que não haja fins ou associações comerciais. 

Empresas: fiquem atentas ao utilizar as marcas na internet e em redes sociais. Só é possível utilizar as marcas das olimpíadas em sites puramente editorias jornalísticos e populares. Não pode haver no site nenhum propósito comercial. Também não é permitido utilizar seus nomes para criação de novos sites como (lojaolimpica.com) se tratando também de um propósito comercial e criando uma associação direta com os jogos.

Informação importante sobre as redes sociais: Empresas não poderão realizar interações com qualquer postagem realizadas nas páginas em redes sociais e em de mascotes. Também não é permitido a utilização de # (hashtags) de palavras protegidas como: olímpico, paralímpico, jogos rio 2016, jogos olímpicos.

Posso utilizar a marca para confeccionar brindes para minha empresa já que não vou vendê-los?

Não. Não é permitido a utilização das marcas em nenhum tipo de propaganda com o objetivo de promover produtos ou serviços. É extremamente proibido a utilização da marca das olimpíadas seja para o cunho partidário, político ou religioso.

Quero pegar carona nas olimpíadas mas não vou usar a marca das olimpíadas para promover o meu produto. Estou pensando em uma campanha com uma tocha olímpica para fazer uma queima de estoque. Acho que vai chamar muita atenção! Vai ser um sucesso! Posso?

Há com certeza isso chamaria bastante atenção! Parabéns pela criatividade. Só esperamos que a tocha não esteja realmente acessa para não causar sérios danos (risos). Mas, não! Segundo o comitê também é proibido realizar qualquer tipo de evento promocional, sorteios, concursos ou campanhas onde se utilize de uma associação direta com qualquer um dos símbolos dos Jogos Olímpicos. Ou seja, olhou para algo e de cara já lembrou de um símbolo dos Jogos e o que você viu não é algo para fins editorias, jornalísticos ou atos populares, esta marca está com certeza no lugar errado!

Como algumas empresas utilizam das marcas das Olimpíadas sem nenhum problema?

Como disse Jacques Rogge, Ex. Presidente do Comitê Olímpico Internacional: “Sem o apoio da comunidade empresarial, sem sua experiência em tecnologia, gestão de pessoas, fornecimento de produtos e serviços, recursos de telecomunicação, sem seu apoio financeiro, os Jogos Olímpicos não poderiam acontecer. Sem o seu suporte, os atletas não poderiam competir e apresentar o seu melhor” 

No anexo ao final da matéria você encontrará todas as marcas que participam do evento das Olimpíadas como patrocinadores oficiais e que possuem a liberdade para divulgarem e utilizarem das marcas em alguns de seus produtos.

Mas eu não posso deixar essa oportunidade dos jogos passar. Têm uma grande quantidade de gente querendo comprar e eu não posso aproveitar nada disso?

Nós temos uma boa notícia para você! Sim você tem uma chance para aproveitar! Já conhece o marketing de emboscada? Ele é bem utilizado nessas épocas e é uma boa hora para aproveitar.

Texto informativo. Todas as informações deste estão disponíveis no catálogo de Palestra de Proteção as Marcas disponívels no link abaixo.

Divulgue esse artigo

Posts recentes

Sobre o autor