Personas, o que é e como criar?

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Em primeiro lugar: Sabia que o direcionamento de suas estratégias para o público errado pode gerar prejuízos ao seu negócio? Você sabe o que são personas ou para que elas servem? Personas são a base para uma estratégia de sucesso que siga o novo marketing. E é sobre elas que falaremos no texto abaixo.

O que são Personas?

As personas são o ponto de partida para o planejamento e a realização de cada ação no seu negócio. Representam o tipo exato de pessoa com quem você deseja falar ou atingir como cliente. Certamente devem ser desenvolvidas com o máximo de cuidado possível. O modelo é importante não apenas para o Inbound. Mas também para qualquer outra solução de Marketing Digital.

Entenda que a definição de persona é diferente de público-alvo. Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Por outro lado, a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

O processo para criar personas é desafiador, no entanto, pode se tornar mais fácil ao fazer as perguntas corretas. Portanto, é necessário identificar qual o seu público. Em primeiro lugar, reúna seus potenciais clientes, aqueles que já compram o seu produto e os que ainda não tem esse costume. Depois disso, siga as 3 dicas citadas abaixo:

Dicas para criar Personas

1.  Selecione os clientes atuais e com perfil que você julga como o ideal para a sua empresa, em seguida reúna informações sobre eles. Ninguém melhor que você conhece o público que deseja atingir. No entanto, utilize dados atuais para fazer este levantamento e identifique aqueles que mais se encaixam à sua proposta.

2.  Em segundo lugar, faça pesquisa, reúna dados dos clientes atuais e potenciais. Mais importante: fazer perguntas nesta fase é essencial! Em outras palavras, você fará uma pesquisa para reunir informações e cruzar os dados. Como resultado entenderá exatamente as características, atividades, hábitos, costumes e dúvidas do seu cliente ideal. É necessário entender a fundo quem são essas pessoas. Durante o processo, fique atento às seguintes informações:

  • Quais são as informações demográficas dessa pessoa? Incluindo sexo, idade, classe social, onde reside, estado civil, etc.
  • Quais são os objetivos, sonhos e a formação dessa pessoa? Entenda qual é o objetivo de vida, quais os sonhos, o que essa pessoa valoriza, qual é a formação acadêmica, qual cargo ocupa, etc.
  • Quais são as atividades e hábitos? Entenda onde ela vai, o que ela consome e onde consome, as atividades que mais realiza, os hobbies, os hábitos de compra, etc.
  • Quais são suas dificuldades e onde eles buscam informações? Entenda quais são as dificuldades dessa pessoa, os desafios, as dúvidas que ela possui, onde ela busca informações, que tipo de pesquisa realiza, onde realiza pesquisas, quais mídias sociais usa, etc.

3. Após todo o levantamento realizado, é necessário cruzar os dados. A partir de informações semelhantes, você poderá criar suas personas. Dê nome a elas, você também pode criar uma história de vida. Faça com que se tornem o mais real possível.

Prontinho!

Com as personas criadas você poderá definir para cada ação da campanha, qual deseja atingir! Bom trabalho!

É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Porém, não exagere. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

 

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Referência: https://br.hubspot.com

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