É só clicar! Estou a disposição.

Personas, o que é e como criar?

detrey 0609 alt

Você sabe o que são personas ou para que elas servem? Sabia que o direcionamento de suas estratégias para o público errado pode gerar prejuízos ao seu negócio? Personas são a base para uma estratégia de sucesso que siga o novo marketing. E é sobre elas que falaremos no texto abaixo.

As personas são o ponto de partida para o planejamento e a realização de cada ação no seu negócio. Representam o tipo exato de pessoa com quem você deseja falar ou atingir como cliente, e devem ser desenvolvidas com o máximo de cuidado possível. O modelo é importante não apenas para o Inbound, mas também para qualquer outra solução de Marketing Digital.

Entenda que a definição de persona é diferente de público-alvo. Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

O processo para criar personas é desafiador, no entanto, pode se tornar mais fácil quando você consegue fazer as perguntas corretas. Para isso, é necessário identificar qual o seu público. Reúna seus potenciais clientes, aqueles que já compram o seu produto e os que ainda não tem esse costume. Feito isso, siga as 3 dicas citadas abaixo:

 

1.  Selecione os clientes atuais e com perfil que você julga como o ideal para a sua empresa, em seguida reúna informações sobre eles. Ninguém melhor que você conhece o público que deseja atingir. Utilize dados atuais para fazer este levantamento e identifique aqueles que mais se encaixam à sua proposta.

 

2.  Faça pesquisa, reúna dados dos clientes atuais e potenciais. Fazer perguntas nesta fase e essencial! Basicamente, você fará uma pesquisa para reunir informações e cruzar os dados para entender exatamente as características, atividades, hábitos, costumes e dúvidas do seu cliente ideal. É necessário entender a fundo quem são essas pessoas. Fique atento as seguinte informações:

–  Quais são as informações demográficas dessa pessoa? Incluindo sexo, idade, classe social, onde reside, estado civil, etc.

– Quais são os objetivos, sonhos e a formação dessa pessoa? Entenda qual é o objetivo de vida, quais os sonhos, o que essa pessoa valoriza, qual é a formação acadêmica, qual cargo ocupa, etc.

– Quais são as atividades e hábitos? Entenda onde ela vai, o que ela consome e onde consome, as atividades que mais realiza, os hobbies, os hábitos de compra, etc.

– Quais são suas dificuldades e onde eles buscam informações? Entenda quais são as dificuldades dessa pessoa, os desafios, as dúvidas que ela possui, onde ela busca informações, que tipo de pesquisa realiza, onde realiza pesquisas, quais mídias sociais usa, etc.

 

3. Após todo o levantamento realizado, é necessário cruzar os dados. A partir de informações semelhantes, você poderá criar suas personas. Dê nome a elas, você também pode criar uma história de vida. Faça com que se tornem o mais real possível.

Prontinho! Com as personas criadas você poderá definir para cada ação da campanha, qual deseja atingir! Bom trabalho!

É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Porém, não exagere. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco. Deseja entender seus clientes e direcionar os esforços sem erro? Fale com a gente! Nós temos a equipe certa para ajudar você nesta fase. Somos especialistas em Comunicação e estamos prontos para te atender. Ligue (34) 3212 7128 ou 99148 2709.

Referência: https://br.hubspot.com

Divulgue esse artigo

Posts recentes

Sobre o autor