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A estratégia das redes sociais aliada a sua empresa

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A estratégia das redes sociais aliada a sua empresa

Facebook, Instragram, WhatsApp e Youtube são algumas das redes sociais que tem conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros e se tornaram aliados importantes para estratégias de seus empreendimentos.

Veja a seguir quais as 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil e descubra qual se encaixa melhor a seu modelo de negócio:

No topo da lista, destaque para o Facebook, o irmão mais velho do Instagram mantém-se em destaque no Brasil desde 2012 e possui atualmente mais de 130 milhões de usuários. O país perde apenas para EUA e Índia, sendo o terceiro mais ativo no Facebook. Reunindo cada vez mais adeptos, além de perfis sociais, empresas passam a integrar a rede. Em 2018, em uma pesquisa realizada pela Social Media Trends, 95% dos usuários declararam usar Facebook, enquanto 98,8% dos usuários usam também como estratégia de marketing da empresa.

Em segunda posição encontramos o WhatsApp com 120 milhões de usuários em terras tupiniquins. A ferramenta que é um dos principais aplicativos de mensagens do mundo, ganha agora um “Up” e passa a fazer parte do setor de business. Novidade importante para futuras estratégias. Com o recente anúncio do WhatsApp Business, novas possibilidades para empresas serão oferecidas, como uma grande quantidade de usuários ativos diariamente para as marcas. É bom ficar atento a essa novidade.

Conquistando 58% dos usuários no Brasil nos últimos 2 anos, o Youtube atinge a terceira posição da lista. Considerada a maior plataforma de vídeos do mundo, a rede social é utilizada entre seus adeptos para assistir programas, escutar música, acompanhar youtubers, além de fazer marketing, claro! Apesar da versatilidade e da posição considerável na lista, apenas 47,2% das empresas investem em marketing.

Queridinho do momento, o Instagram ocupa a quarta posição. Com 57 milhões de usuários no Brasil, a rede alcança o maior índice de engajamento quando comparada as outras. Segundo o Social Media Trends 2018, 47,1% dos usuários declaram ser esta, a sua rede social preferida do momento, deixando outras como o Facebook para trás.

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Com estratégias que visam atingir cada vez seguidores, empresas passam a integrar com mais frequência o número de perfis da plataforma. No Brasil, o crescimento foi de 16,9% entre 2017 e 2018 — o maior crescimento observado no relatório da Social Media Trends 2018.

Na Sequência, encontramos o Twitter, aquele que já foi o queridinho entre os brasileiros, mas que, desde 2013 caiu cerca de 63% entre os usuários, segundo dados do Statista. Transitando entre as redes mais populares do mundo chegando a atingir a marca de 330 milhões de usuários, em solo brasileiro possui apenas 30 milhões. Mesmo com a queda, o Twitter ainda figura o 4° lugar entre o investimento das empresas. Informação importante para aqueles que desejam usar a plataforma como aliada em estratégias futuras de marketing digital. Quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca.

Para profissionais e empresas, nesta lista encontra-se também o Linkedin, uma importante ferramenta para o segmento B2B. A maior rede social corporativa de todo o mundo possui mais de 200 milhões de usuários espalhados entre os continentes, sendo 29 milhões de brasileiros. Menos utilizada como canal de marketing, apenas 47,2 % segundo o Social Media Trends 2018, ainda assim, a rede demonstra um grande potencial estratégico para o posicionamento de empresas em networking.

200 milhões de seguidores em todo o mundo, este é o número de usuários do Pinterest, a rede que conquista cada vez mais espaço entre os brasileiros, dado ao aumento de investimentos em conteúdo visual uma tendência cada vez maior, encontra-se em posição favorável para crescimento. Apesar disso, apenas 8,5% das empresas são adaptas a plataforma.

Com níveis de engajamento baixíssimo e considerada inabitada devido aos números analisados, apenas 21,3% das empresas respondentes do Mídia Trends 2018 declararam fazer parte, o GOOGLE+ chega para ocupar a oitava posição no ranking. Mesmo assim, redes não tão populares no Brasil, podem se destacar em outros meios. Vale levar em consideração ao escolher algumas das redes o posicionamento e o objetivos da empresa.

A lista segue e ocupando as últimas posições encontramos o Messenger e Snapchat. Pegando carona no sucesso do Facebook, o Messenger deslanchou. Atualmente, um dos maiores potenciais da rede para marketing está na automação por meio do uso de chatbots, além da integração como canal de comunicação para marcas. Em última posição encontramos o SnapChat. Essa, que já chegou a ser uma das redes sociais mais utilizadas, acabou perdendo sua popularidade com a chegada do Instagram Stories. Enquanto 11,3% dos brasileiros declaram usar a rede, apenas 2,4% estão presentes, segundo os dados da Social Media Trends 2018. Mesmo em queda, o Snap ainda é presença constante entre a geração millenials.

 

Agora que você já conhece um pouco mais das estratégias e alcances das redes sociais chegou a hora de traçar estratégias de acordo com o seu público. A Detrey Publicidade possui especialistas na área e experiência de mercado, com profissionais capacitados para melhor te atender.

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