É só clicar! Estou a disposição.

20 anos de internet no Brasil

@ sign

20 anos de internet no Brasil

Estamos encerrando o mês de maio do ano de 2015 e junto com ele encerramos também a comemoração dos apenas 20 aninhos do início da internet no Brasil.

Foi em maio de 1995 em que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou as primeiras portarias para uso em redes públicas de telecomunicações nacional, permitindo os acessos a internet. Juntamente com as portarias foi criado o CGI (Comitê Gestor d a Internet) a qual foi direcionado para ser um órgão responsável pela integração e pelo gerenciamento dos serviços de rede por todo o território nacional. No início, as primeiras instalações da rede foram destinadas  a universidades e empresas que usavam o acesso de forma básica, apenas para o envio e recebimento de emails.

No final do mesmo ano a empresa Embratel solicitou a abertura de acesso destinado as pessoas físicas que gostariam de possuir acesso a rede através de suas próprias residências; porém somente no ano seguinte que foi realmente regulamentado em que os usuários físicos poderiam utilizar a internet desta forma, ou melhor da forma que utilizamos no dia de hoje, através dos provedores vendidos pelas empresas de telecomunicação.

Desde que se iniciou a comercialização da internet pelas empresas de telecomunicação, o aumento de acessos e de interesse em utilização por pessoas e empresas, teve a necessidade de utilização dos buscadores online, desde então, quase de uma forma automática, começou a exploração comercial da internet no Brasil, expandindo a rede de uma maneira muito mais rápida. Para acompanhar este crescimento foi investido em mais processadores, e a expansão da quantidade de usuários fez com que aumentasse ainda mais o conteúdo disponível na web (textos, imagens, informações, funções), porém só depois do ano 2000 começaram a utilizar a banda larga da forma que conhecemos e utilizamos hoje.

Como algo tão novo, de apenas 20 anos pode já tomar conta de tanta coisa neste país e em todo o mundo, já parou para pensar?  E a quantidade de mudanças então que já aconteceram em tão pouco tempo no ambiente virtual?

Vamos fazer uma pequena lista apenas para lembrar e poder comemorar as várias coisas que ja passaram por essa importante rede algum tempo atrás e o que existe de mais importante nos dias de hoje.

Buscadores:

A partir do momento em que se cresceu a quantidade de pessoas que possuíam o acesso a internet, observou-se a necessidade de algo em que ajudasse esses internautas a encontrarem o que precisavam no ambiente virtual. Criou-se então os buscadores, afinal de contas todo o conteúdo que surgia na rede deveria ser encontrado por qualquer um, através de uma busca simples e palavras-chaves de uso comum. Hoje como líderes mundiais em questão de buscadores temos google e yahoo. Segundo dados do próprio Google são realizados 3,3 bilhões de buscas em todo o mundo, e outro importante dado é que o Brasil é o 3 país mais conectado a internet.

Games On-line

Houve um tempo onde era uma verdadeira moda os nossos jovens irem até uma lan house e competirem entre si, em jogos virtuais que muitas pessoas começaram a se familiarizar com a nova era digital. Existem muitas histórias de “players” de Half-Life, CS, Ragnarok, tibia… entre vários outros, que se interessaram tanto pelo ambiente virtual que acabaram utilizando toda sua habilidade de forma profissional, se formando em faculdades afins e criando grandes jogos modernos atuais.

Redes Sociais

Desde a criação dos buscadores, gerou também uma quantidade infinita de sites de notícias e de conteúdos interativos, logo então a necessidade de socialização foi ficando ainda maior. Em 2004 surgiu o ORKUT repleto de grupos e comunidades para todos os gostos. Teve inicio também as salas de bate papo e logo então o Facebook e o Twitter viria com tudo para revolucionar não apenas as redes sociais, mas a forma de comunicação em geral, bem como a venda de espaços para campanhas publicitárias de empresas investidoras com o objetivo de atingir o seu público alvo que esteja conectado na rede social.

E-commerce

Quem a 20 anos atrás ousaria dizer que poderíamos comprar um cacho de uvas pela internet, ou até mesmo um carro com itens de nossa própria escolha? Os E-commerce já estão prontos e ativos para você fazer suas compras em sua casa, e com poucos cliques satisfazer suas vontades sem ao menos se cansar procurando produtos em prateleiras e sem enfrentar aquele trânsito horrível. Além do mais neste tipo de comercio a possibilidade de encontrar produtos com preço bem menores do que as de lojas físicas é muito grande, já que os custos são bem menores para manter um site de compras virtuais do que uma loja repleta de funcionários e de aluguel de espaço.

Divulgue esse artigo

Posts recentes

Sobre o autor